[FECHAR]

Entrevista: Cátia Mourão



Catia Mourão se apaixonou pelo mundo da literatura ainda menina. Aos sete anos sua tia, que é educadora e poetisa, lhe presenteou com exemplares de Ilíada e da Odisseia de Homero, despertando o gosto pelas histórias fantásticas. 

Seu primeiro livro, a novela romântica Elos do Destino, foi escrito em 1997 e é autora da saga de literatura fantástica “Mais Além da Escuridão”. 


Lady Graciosa: Quem é Cátia Mourão?
Cátia Mourão: Esposa, dona de casa, escritora e editora, Catia Mourão é uma pessoa de hábitos simples, que possui uma sensibilidade um tanto apurada, talvez até demais rsrs. Mulher cheia de sonhos, batalhadora, que não mede esforços para conquistar seu espaço ao sol, e que acredita que ele brilha para todos, ou assim deveria ser.

LG: Como a escritora surgiu?
CM: A escritora surgiu quando era ainda menina e ficava fascinada com as histórias dos livros que ganhava da tia. É claro que naquela época eu ainda não sabia disso.

LG: Faz muito tempo que escreve?
CM: Acho que posso dizer que sim. O Elos do Destino foi meu primeiro romance. Apesar de só ficar conhecido a partir da segunda edição em 2014, ele foi escrito em 1997.

LG: Como seleciona os temas para suas histórias?
CM: Eu procuro escrever sobre o que gosto de ler. Acho que isso acontece com a maioria dos autores, é inevitável. Então minhas obras acabam ficando sempre entre o romance e a fantasia.

LG: Qual o tema que você ainda não trabalhou, mas pretende no futuro?
CM: Já pensei em me aventurar pelo gênero terror, mas esse ainda é um projeto embrionário.

LG: Você se inspira em alguma autora?
CM: Não chega a ser inspiração, até porque para mim ela é uma Diva, alguém que está em um patamar inalcançável, mas adoro o trabalho de Anne Rice.

LG: Em que momentos você escreve? Como as histórias surgem para você?
CM: Geralmente escrevo de madrugada. O silêncio completo que a noite trás é imprescindível no meu processo criativo. Permite que os personagens falem mais alto e faz com que a história se desenvolva naturalmente.

LG: Já lhe faltou inspiração para terminar um livro?
CM: Se eu disser que nunca tive um branco de inspiração será mentira, mas desenvolvi algumas técnicas para não cair nessa armadilha. Uma delas é preparar um bom roteiro antes de iniciar uma obra.



LG: A série “Mais Além da Escuridão” fala sobre vampiros. O que te fez escolher esse universo?
CM: Sempre fui apaixonada por vampiros e tudo que eles representam. O estereotipo perfeito da eternidade e toda a sensualidade que esse personagem nos trás, transformando a obscuridade em um objeto de desejo, é fascinante. Isso sem contar que sou fã incondicional de Anne Rice. Então, criar meus próprios vampiros foi um caminho natural como escritora.

LG: Como foi escrever “Elos do destino”, um romance tão cheio de sentimentos?
CM: O Elos é meu xodó! Escrevi esse romance em um momento muito delicado de minha vida pessoal, talvez por isso tenha conseguido transmitir tanta emoção através das palavras. Fico muito feliz de ver que os leitores estão atentos e conseguem perceber os sentimentos que transbordei nas páginas.



LG: Várias autoras nacionais estão despontando e fazendo sucesso. O que você acha disso?
CM: Acho sensacional que o mercado esteja se abrindo para nós. Temos grandes autoras e autores brasileiros, que só precisam de um espaço para mostrar que seus trabalhos são maravilhosos e não ficam nada a dever aos livros estrangeiros. Finalmente estamos chegando lá e acredito que nos próximos anos vamos conhecer vários nomes novos e talentosos na nossa literatura.

LG: Quais autores que você mais gosta de ler?
CM: Adoro o estilo da escrita da Mari Scoti, sou fã de carteirinha do Eduardo Spohr, da maneira elegante com que a Eva Zooks escreve seus eróticos, da JC Ponzi com seus textos fortes e impactantes... São tantos que fica difícil fazer uma lista.

LG: Qual a sua profissão? Como você concilia sua vida com a vida de escritora?
CM: Minha formação é na área de recursos humanos, mas também já trabalhei como fotógrafa. Hoje posso dizer que conquistei a felicidade de viver da minha arte. Profissão: escritora em tempo integral.

LG: Quais os seus projetos futuros?
CM: No momento, correndo contra o tempo para finalizar Insurgência, o terceiro volume de Mais Além da Escuridão, que será lançado na Bienal do Rio.

LG: Obrigada Cátia por ter concedido esta entrevista!
CM: Imagina! Eu que agradeço, amore.

Quer saber mais sobre a Cátia? 



Deus? 
É tudo

Filhos? 
Gostaria de ter um

Amor? 
Força para seguir adiante

Saudade? 
Tenho várias

Um sonho? 
Ver MADE nos cinemas

Uma viagem? 
O caminho pelas montanhas dos Andes

Uma cor? 
Azul

Um livro? 
Entrevista com o vampiro

Um filme? 
Entre dois Amores

Uma comida? 
Filé mal passado com fritas (hábitos simples, lembra? rsrs)

Uma bebida? 
Espumante

Time do coração? 
Não curto futebol

Uma frase? 
"Ninguém pode lutar contra sua própria natureza."
 (Carlie Marie – MADE)







Livros escritos:
Elos do Destino
Entre Nós – Mais Além da Escuridão 1
Revelações – Mais Além da Escuridão 2
Entre Nós – Pelos olhos de Donovan

Lançamentos:
Insurgência – Mais Além da Escuridão 3
Contos e Poemas góticos de Carlie Marie

Site ou blog:
www.lereditorial.com
www.facebook.com/maisalemdaescuridao
www.facebook.com/elosdodestino
facebookgroups – Loucos pela saga Mais Além da Escuridão





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Go Home