[FECHAR]

Como fazer a capa do seu livro! (passo a passo)

A capa de um livro é muito importante. Muitas vezes, eu mesma já comprei um livro só pela capa. Quando comecei a publicar meu livros tive a necessidade de aprender a criar minhas próprias capas, afinal, eu não tinha dinheiro para pagar um capista profissional. E foi da necessidade que surgiu essa paixão. Adoro fazer as capas e marcadores dos meu livros! E vou contar pra vocês como faço isso!



Quem me acompanha desde a época do orkut deve lembrar das primeiras capas da Trilogia Irmãos Angelis? Fotos de baixa resolução, sem direitos, com marca d'água dos sites... Apenas uma imagem com o título do livro escrito em fonte comum.


O primeiro passo foi comprar imagens com alta resolução e com Royalty-Free. Essa imagem é de Renee Jansoa e eu comprei no banco de imagens Fotolia. Você sabe o que é Royalty-Free?
Licença Royalty-Free – Conceito: O que o conceito Royalty-Free realmente significa é que você paga pela imagem apenas uma vez e poderá utilizá-la quantas vezes desejar, apenas com algumas restrições. Por outras palavras, não existem quaisquer taxas de utilização excepto o custo inicial e nenhumas outras taxas a pagar excepto as incluídas no custo inicial da imagem. Note que o número máximo de cópias para materiais impressos é de 500.000 cópias.A licença Royalty-Free é atribuída APENAS para as imagens em alta resolução, sem Marca-de-água (as que são compradas utilizando o botão Descarregar); todas as restantes versões (miniaturas com e sem marca-de-água que não são visíveis no site público) estão inteiramente protegidas.
Você também pode encontrar imagens gratuitas nesses sites e utilizar para fazer suas capas. Apesar de geralmente as melhores imagens serem pagas, ás vezes tem imagens muito boas que podem se tornar ótimas capas. Os direitos de imagem geralmente são os mesmos:
As imagens gratuitas descarregadas a partir da secção Imagens Gratuitas podem ser usadas em projectos comerciais ao abrigo da nossa Licença limitada Royalty Free (RF-LL) e de acordo com os nossos termos e condições. Esta é uma licença individual e é-lhe atribuída para a sua actividade enquanto designer, seu empregador (cliente) ou quaisquer funcionários seus.
Geralmente eu uso esses sites para comprar minhas imagens. também visito sempre pra dar uma olhada nas imagens gratuitas, e baixo as mais interessantes, formando um banco de imagens particular. Eu tenho uma pasta no meu computador chamada "Imagens FreeRoyalty".

Fotolia: http://br.fotolia.com/
Dreamstime: http://pt.dreamstime.com/
StockPhotos: http://www.stockphotos.com.br/

Em sentido horário, a evolução da capa de Anjo da Sorte
Bem, comprei a imagem, mas e agora? Como vou montar a capa com título, logomarca e tudo mais? Bem, no começo eu usava o "Paint" que é um programa com pouquíssimos recursos. Muitas pessoas usam o "Corel" ou "Photoshop". Eu uso o Gimp, um programa parecido com o Corel, que eu achei bem fácil de usar.

GIMP: https://www.gimp.org/


Você pode baixar o Gimp gratuitamente no Baixaki. Está tudo em português e dá para usar a maioria dos recursos sem nenhum "curso". Porém, se você quiser usar uma técnica que está achando difícil, existem vários tutoriais por aí para ajudar. Para fazer a capa dos Bennett por exemplo, onde sobrepus camadas, Usei esse curso: http://colivre.coop.br/CursoGIMP/WebHome para aprender.   


Se ainda assim, você não se sentir capaz de criar sua capa, os sites onde meus livros e e-books estão a venda tem programas próprios para você fazer sua capa. 

Clube de Autores: Como criar uma imagem de capa 

É também importante é que o título do seu livro esteja em uma letra legível. Procure usar fontes que se destaquem. No mais, faça testes. Eu sou uma daquelas que abusam do "tentativa e erro", então faço e refaço as capas até achar que está bom!

Espero que as dicas tenham sido úteis!
Um xero!

11 comentários:

  1. Gostei muito do post, acabei de escrever meu primeiro romance e eu estava em dúvida sobre a capa, agora já tenho uma idéia.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a explicação. Ajudou muito.

    ResponderExcluir
  3. Olá eu estou escrevendo um livro vc poderia fazer uma capa pra mim? Como faço para me comunicar com vc?
    Aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Entre em contato, que eu informo os preços.

      Excluir
    2. Oi Flavinha

      Estou escrevendo o primeiro livro de minha série relacionada á anjos. Será que você poderia entrar em contato comigo?
      Aguardo sua resposta.

      Sandro

      Excluir
  4. Nossa adorei post foi o melhor que li até agora, estava procurando informações sobre assunto .
    Obrigada por compartilhar .

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, adorei as dicas.
    Estou começando à escrever minha primeira série de romance e estava pensando em como conseguir a capa, mais agora uma luz acendeu em minha mente.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Lady adorei suas dicas,obrigada.Você pode analisar uma capa que eu fiz?

    ResponderExcluir

Go Home