agosto 27, 2012

As vovozinhas lêem pouco!



Pesquisa aponta baixo índice de leitores na faixa da terceira idade. Segundo uma recente pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, promovida pelo Instituto Pró-Livro analisou os brasileiros por faixa etária, permitindo uma visualização do perfil leitor da terceira idade, hoje em dia.

Umas das constatações é que o maior número de não leitores está entre os 50 e 69 anos, com 23%. Nessa faixa etária, somente 12% são leitores. Por ano, esse grupo lê pouco menos de dois livros, enquanto a média nacional é de quatro obras/ano.


Quero ser uma vovozinha leitora...e vocês?

2 comentários:

  1. É triste isso, né? Bem, pelo menos a minha mãe- que está nessa faixa etária- lê mais que isso. Ela lê bem mais devagar do que, rs, mas sempre tá lendo.
    Espero que os jovens que devoram os YAs de hoje sejam futuros vovós e vovôs leitores de amanhã!

    bjos!

    ResponderExcluir
  2. Realmente é uma tristeza saber disso. Eu já estou na faixa etária (recém chegada...rsrsrs) apontada pela pesquisa e nunca li tanto na minha vida como leio agora. Chego a ter dois a três livros em andamento. Não dá para entender o por quê do baixo índice de leitores nessa idade, que geralmente estão numa fase mais tranquila da vida, geralmente aposentados( o que não é o meu caso, ainda). Como disse a Sweet, espero que isso seja reflexo do pouco estímulo para a leitura que havia antes. Acredito que hoje o número de leitores jovens seja bem maior e isso deverá estar refletido no futuro, com um aumento desses percentuais entre os mais velhos.
    Um grande beijo, Flavinha!!

    ResponderExcluir