[FECHAR]

Brasileiro lê muito pouco!


Assistir a televisão é a diversão favorita dos brasileiros quando estão de folga, e a leitura está, cada vez mais, relegada a segundo plano. Ouvir música, estar com a família, ver filmes em DVD e sair com amigos. Tudo isso vem antes na lista das preferências nacionais quando o assunto é lazer.

Ler vem só em 7º lugar no ranking de interesses e já perde espaço para a Internet. A pesquisa, divulgada ontem pelo Instituto Pró-Livro (IPL), revelou que mais da metade dos brasileiros nunca comprou um livro e 75% jamais frequentaram uma biblioteca.

Em 2007, 95,6 milhões de pessoas haviam lido pelo menos um título nos três meses anteriores à pesquisa. Dois anos depois, 7,4 milhões de pessoas abandonaram a leitura. A quantidade de exemplares lidos pelos brasileiros por ano também caiu — de 4,7 por pessoa em 2007 para 4, em 2011, sendo que apenas 2 são lidos até o final.


Ai, gente! É uma notícia horrível, né? Eu leio mais de 100 livros por ano e amo! É o meu passatempo preferido, 1º lugar no meu ranking pessoal! E incentivo ao máximo meus sobrinhos a lerem. Desde pequenos. Minha sobrinha até escreve histórias...diz que vai ser escritora como eu! Sim, amo a internet, mas a maioria do tempo que passo nela está relacionado a leitura de uma forma ou de outra. Sim, também vejo televisão, mas, nada substitui um bom livro. E vocês? Lêem muito?

5 comentários:

  1. Eu amo ler!
    Tento o máximo que posso - até baixar ebook e ler no escritório! hahahahaha.

    Mas é uma verdade que assombra o Brasil, infelizmente!

    E aqueles que falam: Vou ler para quê, tem o filme!
    Me irrita isso!
    Se eu assisto um filme, gosto, com certeza, leio o livro! O que já acontecer diversas vezes - ah lá Nicholas Sparks? rsrsrs

    Televisão, novela e filme não substitui uma boa leitura!

    Bjooos

    ResponderExcluir
  2. Muito! To aki escrevendo em seu post e lendo! kkkkkkk, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Flávia!
    Pois é, também leio uma faixa de 10 livros por mes e fiquei chocada quando li que os brasileiros leiem 4 livros por ano em média.

    Desejo uma páscoa com muito amor no coração e que não esqueçamos qual seu real sentido, para que possamos vivê-la durante todos os dias! E claro com chocolate porque é bom em qualquer época.
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Uma pena... Mas tudo bem... Sobra mais pra mim! XD

    ResponderExcluir
  5. eu prefiro assistir

    ResponderExcluir

Go Home