[FECHAR]

Entrevista: Anitta Cardoso




Anitta Cardoso é uma leitora assídua, daquelas que está sempre com um livro nas mãos. Desde que começou a ler ela se apaixonou irremediavelmente pelos livros e dessa paixão por ler surgiu a paixão por escrever. A autora de Ainda te Amo e Nos Palcos da Obsessão me concedeu uma entrevista. Vamos conhecer mais sobre a Anitta?





Lady Graciosa: Quem é Anita Cardoso?
Anita Cardoso: Uma pessoa normal, Sincera, com ideais firmes e propósitos estabelecidos, mas que por ser escritora tem a tendência de enxergar além das meras aparências. Afinal, escritores são observadores. Atriz formada. Bibliotecária (organizada, perfeccionista, e apaixonada por livros) e futura professora de Português/Literatura/Inglês.
É eu sei, é muita coisa. Mas, acima de tudo, Escritora.

LG: Quando começou a escrever?
AC: Sempre fui contadora de histórias, quando tinha seis anos eu inventei uma história sobre um crocodilo chamado Dante. (risos). Acredite ele foi meu primeiro personagem. Um dia ainda escreverei de fato sobre Dante. Mas, produções mesmo a partir dos doze anos (tenho vinte e um agora), sempre gostei muito das matérias de Português e História que exigem leitura, o escritor forma-se lendo, Fato também é que eu passei boa parte da minha vida em bibliotecas. Antes de tudo, ler muito para só então escrever.


LG: Você se inspira em alguma autora?
AC: Não estamos livres de influências mas quero acreditar que já tenho o meu próprio estilo.

LG: Como seleciona os temas para suas histórias?
AC: Hum... Difícil explicar, quem é escritora entende. Eles vem. Parece redundante, mas é muito sério. Gosto de falar sobre o “coração”, sobre os sentimentos, os temas aparecem, depende da minha inspiração do lugar em que estou, das coisa que observo, que escuto.

LG: Qual o tema que você ainda não trabalhou, mas pretende no futuro?
AC: São tantos... Mas um que vem me despertando vontade de trabalhar é certamente um romance histórico que se passe em Minas Gerais.


LG: Em que momentos você escreve? Como as histórias surgem para você?
AC: São verdadeiras manobras... Quando surge inspiração anoto em qualquer pedaço de papel que me aparece, quem convive comigo há algum tempo não estranha, já fiz anotação no meio de um jantar naqueles guardanapos de papel. Se meus personagens falam eu corro anotar. Porém, estabeleci uma rotina, escrevo na hora do almoço, e durante o intervalo na faculdade, nos finais de semana quando estou mais tranqüila escrevo todo o tempo, mas não deixo de ter vida social, é claro.
Tenho momentos de epifania, viajo literalmente. rs. E sonho, esta noite mesmo, sonhei com a corte do rei Henrique VIII, comecei a escrever um romance a partir disso, estou na página 23, é assim que acontece.

LG: Já lhe faltou inspiração para terminar um livro?
AC: Todo escritor tem fases de hiato, ou seja, que ou não produzimos nada, ou não conseguimos prosseguir, tenho quatro livros em andamento e dois parados, os personagens não me falam no momento, não adianta insistir, quando é assim engaveto, e quando a ocasião surge, resgato o romance e o refaço.

LG: Qual o primeiro romance que você postou? Como foi?
AC: O romance leva o título de Ainda te Amo, foi muito bom, pois tive certeza de que o que escrevia valia a pena ser lido, adoro minhas leitoras, elas me dão muita força, sem elas, talvez eu nunca tivesse tido coragem para começar a procurar editoras para publicar.


LG: Nos Palcos da Obsessão é um romance de Época. Foi mais difícil de escrever?
AC: Me pesquisou, heim? (risos) Antes desse eu escrevi um que se passa na época do império romano, mas este eu ainda não postei. Nos palcos da obsessão me exigiu extensa pesquisa sobre a época, costumes, trajes, vocabulário, foi um mergulho no passado e eu adorei, não vou parar de escrever romances históricos, vez ou outra algum surgirá pode ter certeza.

LG: Você também escreve poesias e contos, conte-nos sobre isso.
AC: Poesia é algo que precisa realmente estar me inquietando no momento, e simplesmente transmito para o papel. (não me considero boa poetisa, ainda tenho muito a melhorar). Contos, admito que ainda estou me acostumando a eles, tenho sério problema em dar um ponto final, pois gosto de escrever histórias longas, então começo com um conto e termino com um livro.

LG: Quais as autoras que você mais gosta de ler?
AC: Então, Eu leio muito. Mas, as que mais leio são: Jane Austen, Nora Roberts, Janet Dailey, Meg Cabot, J.K Rowling, Clarice Lispector e Cecília Meireles. E... Tem os autores, William Shakespeare, Oscar Wilde, Tolkien, C.S Lewis, e o que eu mais adoro: Erico Veríssimo (maravilhoso). E tem muitos outros, eu ficaria citando nomes de autores (as) infinitamente, eu leio muito mesmo.


LG: A comunidade Adoro Romances lançou várias escritoras. A comunidade Estante de Livros e algumas outras abrem espaço para postagem de romances, o que você acha disso?
AC: Pois é, acho incrível, no momento estou postando meu livro Flor de Gelo na Oficina Romântica onde sou também co-proprietária, acho super válido para que a escritora saiba se o que escreve toca ou não toca o coração das pessoas. Porque escrever é isso, ou toca, ou não toca.

LG: Qual a sua profissão? Como você concilia sua vida com a vida de escritora?
AC: Bibliotecária, embora eu esteja me formando para ser Professora quem sabe no próximo ano eu já esteja em sala de aula, porém adoro ambas as profissões.
É, a minha vida é uma correria. rs
Existem períodos (provas na faculdade “correria” no trabalho) que estou tão cansada que sequer pego na caneta para escrever, porém, algo que não posso de modo algum é passar mais de uma semana sem escrever, senão eu travo, confesso que às vezes me forço a escrever qualquer coisa, só para não enferrujar.


LG: Você pretende publicar?
AC: Sim, isso é uma certeza agora, estou com dois livros sendo analisados por editoras, torçam por mim!

LG: Quais os seus projetos futuros?
AC: Estou montando um blog literário onde farei resenhas e falarei dos livros que li, e estou lendo, espero que dê certo.
Publicar uma trilogia infanto-juvenil de romance sobrenatural (nada de vampiros, já adianto). E publicar meus romances românticos queridos, lógico.

LG: Obrigada Anitta por você ter aceitado meu convite tão prontamente. Adorei saber um pouco mais sobre você!
AC: Obrigada pela oportunidade de falar um pouquinho sobre mim, e meus projetos. Muito sucesso nas suas empreitadas pelos caminhos destas estradas literárias, que como bem sabemos podem não ser fáceis, mas são demasiado compensadoras! ^-^


Deus?
Amor.

Filhos?
Quem sabe um dia bem lá no futuro.

Amor?
Indispensável.

Saudade?
A palavra que mais gosto no mundo.

Uma lembrança?
Meu avô brincando de boneca comigo.

Um sonho?
Que meus livros atinjam o máximo de pessoas que seja possível.

Uma viagem?
Inglaterra.

Uma cor?
Preto

Um livro?
Tem que ser dois: Orgulho e preconceito - Jane Austen e O tempo e o vento - Erico Verissimo.

Um filme?
Te amarei para sempre.

Uma comida?
Batata frita.

Uma bebida?
Suco.

Time do coração?
Corinthians.

Uma frase?
"Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém, provavelmente a minha própria vida”.
(Clarice Lispector).

Quer saber mais sobre a Anitta? 

Os convidados que comentarem a entrevista até 28/09 irão concorrer a marcadores muito fofos!



Quem ganhou os marcadores foi a Regina (@ninamel)

4 comentários:

  1. Olá para as duas!!!

    Adorei a entrevista. Anitta tem um talento nato, daqueles que a pessoa nasce tendo e durante a vida o desenvolve de forma prazerosa e gratificante.

    Tive a oportunidade de ler e comentar um dos romances dela e confesso que me apaixonei realmente.

    Torcendo sempre pelas autoras que estão a um passo de publicarem e não é diferente com a Anitta. Vai dar super certo!

    Beijos p/ duas!

    ResponderExcluir
  2. Olá Anitta!!!

    Adorei saber um pouco mais sobre seu processo criativo e sobre você! Acompanho suas histórias (que adoro!) e te conheci pessoalmente na Bienal - um prazer imenso encontrar você junto com a Simone.

    Muito sucesso e que você consiga publicar seus romances!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ei Flavia, tem notícias da Anitta? Gostava tanto dos livros dela, mas ela sumiur do mapa. rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciara!
      Ela está ativa no Facebook...
      https://www.facebook.com/anna.cardoso.5
      Só não sei se ainda está escrevendo!
      Vou perguntar!

      Excluir

Go Home