[FECHAR]

Entrevista: Rosane Fantin



  

Rosane Fantin é mãe, companheira,adora romances, é apaixonada por filmes e por Gerard Butler, e é também a escritora dos romances Na Rede do Pescador e Erik. Vamos conhecer um pouco mais da Rosane?





Lady Graciosa: Quem é Rosane Fantin?
Rosane Fantin: Mulher, mãe, trabalhadora, amiga, escritora... Alguém que adora viajar, cozinhar, que se emociona fácil e que quer apenas ser feliz.

LG: Quando começou a escrever?
RF: Há cerca de seis anos, em comunidades do Orkut.

LG: Romance é seu gênero preferido?
RF: Sem dúvida. Também adoro aventura e suspense.

LG: Como seleciona os temas para suas histórias?
RF: As ideias simplesmente surgem. Mantenho um banco de ideias a serem desenvolvidas. Elas surgem quando menos espero. A ideia de um de meus romances prediletos, por exemplo, surgiu quando vi um adesivo em um carro, parada em uma sinaleira. Acredite se quiser. A história veio instantaneamente e passei o resto do dia pensando em como escrevê-la.

LG: Qual o tema que você ainda não trabalhou, mas pretende no futuro?
RF: Tenho um projeto para escrever um romance histórico, que se passa na época da Guerra dos Cem Anos, que reúne várias histórias e personagens que se integram na trama. Já fiz muitas pesquisas para desenvolvê-lo. O que me falta é tempo para prosseguir.

LG: Você se inspira em alguma autora?
RF: Gosto muito de ler, mas não busco inspiração em nenhum autor em especial. Na verdade, a maioria de meus protagonistas masculinos foram inspirados pelo ator escocês Gerard Butler, do qual sou fã.

LG: Em que momentos você escreve?
RF: Nas brechas de tempo, em meio a agitação do dia. Geralmente em casa, à noite ou nos finais de semana. Não é muito fácil conseguir esse tempo. Costumo carregar um bloco de anotações comigo para o caso de alguma ideia surgir, poder anotar.

LG: Já lhe faltou inspiração para terminar um livro?
RF: Normalmente, quando surge a inspiração para um romance, costumo imaginar início, meio e fim. Muitas vezes esse roteiro inicial sofre mudanças, pois a medida que escrevo, as personagens muitas vezes assumem o controle da ação. Difícil de explicar, mas quem escreve deve entender o que digo. Tenho quatro histórias começadas e que deixei de lado, ou por falta de tempo para desenvolver ou por falta de inspiração para continuar.

LG: Quais as autoras que você mais gosta de ler?
RF: Confesso que não tenho autor preferido. Tive minha fase de Agatha Christie, Érico Veríssimo (divino), entre outros clássicos. Atualmente me apaixonei pela série Irmandade da Adaga Negra, da J.R. Ward. Também aprecio os livros de Nora Roberts, que comecei a ler há cerca de 2 anos movida pela curiosidade, pois algumas amigas diziam que meu estilo de escrever lembrava o dela. Devo dizer que adoro ler, sempre que posso, os deliciosos romances de banca (geralmente sigo as indicações encontradas em blogs como "Mulheres Românticas" e "Doida e Romântica", entre outros).

LG: A comunidade Adoro Romances lançou várias escritoras que hoje escrevem em comunidades e publicam livros e a comunidade Estante de Livros e algumas outras abrem espaço para postagem de romances, o que você acha disso?
RF: Acho excelente. Eu mesma comecei a escrever em comunidades do Orkut e, estimulada pelas amigas publiquei o meu primeiro livro, "Na Rede do Pescador". É uma maneira de colocar seu trabalho à disposição de críticas e/ou elogios, de perder o medo de expor o que escreve e, quem sabe, ter a chance de ser descoberto por alguma editora.

LG: Qual a sua profissão? Como você concilia sua vida com a vida de escritora?
RF: Sou médica pediatra. Não tem sido fácil escrever em meio a minha rotina entre o trabalho, a casa e os filhos. Tento aproveitar qualquer tempo livre disponível. É o meu lazer.

LG: Na Rede do Pescador é seu romance mais conhecido?
RF: Tenho outro romance publicado, que tem sido mais divulgado em blogs literários, como Doce Encanto e Meu Livro Rosa Pink. O nome dele é "Erik" . É uma continuação de "O Fantasma da Ópera", obra pela qual sou fascinada. Ele é o meu preferido, mas tenho um carinho especial pelo "Na Rede do Pescador", pois foi minha primeira publicação.

LG: Como foi publicar seus trabalhos?
RF: Atualmente existe maior facilidade para se publicar um livro, graças à sites como o Clube de Autores, através do qual fiz minhas duas publicações. A dificuldade maior é fazer uma boa revisão, diagramar e criar a capa, já que o autor fica responsável por estes ítens.

LG: Quais os seus projetos futuros?
RF: Pretendo lançar até o final do mês, se tudo der certo, um romance que escrevi há uns dois anos, chamado "Um Amor no Deserto". A capa já está pronta. Só faltam terminar a revisão e a diagramação.

LG: Obrigada Rosane, por dividir comigo e com meus leitores um pouco de você.
RF: Foi um prazer responder a entrevista e gostaria de te agradecer a oportunidade de divulgar o meu trabalho no teu blog.



Deus?
Uma certeza.

Filhos?
Três... Lindos e maravilhosos.

Amor?
Meu marido.

Saudade?
De pessoas queridas que se foram.

Uma lembrança?
O dia em que assisti "O Fantasma da Ópera" no teatro, em Londres.

Um sonho?
São muitos...

Uma viagem?
Grécia.

Uma cor?
Vermelho

Um livro?
"O Físico", de Noah Gordon

Um filme?
"A Noviça Rebelde"

Uma comida?
A que eu cozinho

Uma bebida?
Coca-Cola

Time do coração?
Não gosto de futebol

Uma frase?
"A vida começa todos os dias", de Érico Veríssimo.

Quer saber mais sobre a Rosane? 



Livros escritos: Tenho vários, como "Coração Atormentado", "Confusões de um Viúvo", "Pelo de Punta", entre outros, além de vários textos menores. Atualmente estou escrevendo "Um Corsário Apaixonado". Nenhum deles foi publicado, mas estão todos registrados e disponíveis no meu blog.
Livros publicados: "Na Rede do Pescador" e "Erik".


Os convidados que comentarem a entrevista até 18/08 irão concorrer a marcadores muito fofos!



E a Rebeca Agra ganhou os marcadores! Parabéns!

8 comentários:

  1. Admirada com o malabarismo que ela faz pra conseguir escrever com uma rotina apertada dessas.
    Rsrsrsrsrsrsrrsrs

    ResponderExcluir
  2. A Rosane é simplesmente uma Diva. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ahh ADORO e ADORO!

    A Rô é uma escritora e principalmente, uma pessoa fantástica. Super amiga e companheira mesmo!

    Os romances são todos fantásticos e fico super animada quando ela começa um novo, pois ficar sem ler suas incriveis histórias é dolorosa!

    Parabéns á Rosane e a Lady pela entrevista maravilhosa!

    Sucesso.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Credo, médica, mãe e escritora .. onde será que ela acha tempo o_O
    Muito bacana :)
    Um apessoa admirável.

    Parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir

Go Home