[FECHAR]

Entrevista: Fernanda Meireles






Fernanda Meireles é uma carioca de 26 anos, escritora, casada e mãe de gêmeas. Escreveu o Um Sonho a Mais Volume I e II. Em breve verá seu primeiro romance "Um Sonho a Mais" ser publicado. Vamos conhecer um pouco mais da Nanda?


Lady Graciosa: Quem é Fernanda Meireles?
Fernanda Meireles: Sou apenas uma carioca, casada, de 26 anos e mãe de gêmeas super bagunceiras de 5 anos. Gosto de ler e ainda mais de escrever.


LG: Como a escritora surgiu?

FM: Passei boa parte da minha juventude na biblioteca da escola, lá conheci autores como Pedro Bandeira e comecei a ter vontade de criar meus próprios personagens. Mas nunca havia conseguido ir além de duas páginas. Passei muito anos afastada dos livros e há pouco tempo reencontrei-me com esse antigo amor, a vontade esquecida de escrever se tornou uma necessidade e dessa vez consegui ir além das primeiras páginas.


LG: Faz muito tempo que escreve?
FM: Eu escrevi meu primeiro livro em 2009, desde lá não consigo ficar sem escrever.


LG: Como seleciona os temas para suas histórias?
FM: Eu anoto toda a ideia que passa pela minha cabeça, quando sinto o desejo de escrever algo, procuro entre essas minhas anotações e vou trabalhando em cima delas.


LG: Qual o tema que você ainda não trabalhou, mas pretende no futuro?
FM: Eu tenho em meu arquivo dezessete projetos em andamento. Alguns já estão bem evoluídos com mais de 120 páginas. Há duas séries sobre adolescentes e seus conflitos familiares e amorosos, alguns outros projetos mais adultos e um juvenil sobrenatural. Não sei quando os terminarei, nem qual sairá primeiro. Não gosto de trabalhar sobre pressão, nem me focar em apenas um projeto. Para mim, escrever é imprevisível.


LG: Você se inspira em alguma autora?
FM: Eu sou fã de Pedro Bandeira e Meg Cabot, mas minha inspiração não vem deles. Acredito que toda inspiração que rende bons frutos vem de Deus.


LG: Em que momentos você escreve? Como as histórias surgem para você?
FM: Prefiro escrever em dias frios, quando estou sozinha ou todos estão dormindo e sempre ouvindo música. As ideias surgem de onde menos espero: De um livro que estava louca para ler e me decepcionei, de uma cena romântica que assisto na TV, de uma música...


LG: Já lhe faltou inspiração para terminar um livro?
FM: Já aconteceu de me deparar com um branco total bem no meio de um livro. Eu tinha o fim elaborado na mente, mas não conseguia chegar até ele. Acabei descobrindo que tenho mais facilidade em deixar a história fluir sem amarras, essa coisa de escrever cenas separadamente comigo não rola.



LG: Um Sonho a Mais está na editora, pronto para ser publicado. Qual a sua expectativa?
FM: Há alguns meses atrás eu tinha grandes expectativas. Imaginava virar um sucesso e ficar famosa... Mas eu conheci muitos outros escritores, diferentes editoras e li inúmeros livros nacionais, ou seja, conheci mais de perto a realidade. Também tive um grande impacto sobre o meu foco na vida. Com isso tudo eu aprendi muito, inclusive reformulei sonhos. Hoje eu aguardo o lançamento do livro com uma gostosa sensação de alegria e deixo todo o resto nas mãos de Deus.


LG: Você escreve romances, é seu gênero preferido?
FM: Acho que sim, leio de tudo, mas amo histórias que me cativem sem ser demasiadamente melosas, entende? rs Poderia até dizer que meu gênero preferido é uma boa comédia romântica. Com boas risadas e romance na medida certa.


LG: Quais as autoras que você mais gosta de ler?
FM: Ultimamente eu tenho lido diversos autores nacionais, mas há um tempo atrás eu era viciada em Candace Camp, Valerie King e Meg Cabot. Eram autoras que só de ver o nome eu sabia que gostaria do livro, mas me decepcionei com um livro da Camp e abandonei dois livros da Cabot... Acho que ando meio difícil de agradar, rs.


LG: Qual a sua profissão? Como você concilia sua vida com a vida de escritora?
FM: Sou ACD (Atendente de Consultório Dentário), mas não trabalho na área há séculos. Hoje eu me dedico a minhas filhas, dou aulas de reforço em casa para todas as séries e nas horas de folga eu escrevo.


LG: Quais os seus projetos futuros?
FM: Quero começar a faculdade de letras ainda esse ano, trabalhar na área editorial e continuar sempre escrevendo.


LG: Obrigada Fernanda por essa entrevista!
FM: Eu que agradeço! Amei as perguntas, Flavinha! Obrigada pelo convite =)




Deus? 
Tudo.
Filhos?
 Benção.
Amor? 
Uma escolha.
Saudade? 
Meu pai.
Uma lembrança?
 O dia que descobri estar grávida de gêmeos.
Um sonho? 
Me realizar profissionalmente.
Uma viagem?
Europa.
Uma cor?
 Azul.
Um livro? 
Bíblia.
Um filme?
 Dirty Dancing.
Uma comida? 
Churrasco.
Uma bebida? 
Coca-Cola.
Time do coração? 
Fluminense!
Uma frase? 
Fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se veem...

Quer saber mais sobre a Fernanda? 
Visite o site: www.fernandameireles.com


A Fernanda disponibilizou esses marcadores lindos para sortear entre as pessoas que comentarem a entrevista! Legal, né? Farei o sorteio em 30 dias contando a partir de hoje! Então deixe seu comentário e cruze os dedos!


QUEM GANHOU OS MARCADORES FOI:

Márcia

Parabéns! Você ganhou esses marcadores fofos da foto! É só responder ao e-mail que te enviei e mandar seu endereço, ok?

4 comentários:

  1. Oi...

    Passando só para agradecer o convite e dizer que amei participar da sua coluna de entrevistas.

    Beijo enorme.

    Nanda

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu acompanho o Blog da Nanda. Adorei saber um pouco mais dela.
    Parabéns pela iniciativa, Lady =P

    ResponderExcluir
  3. Hum... Que legal esse espaço para conhecermos os nossos autores!
    Adorei a entrevista.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Conheci essa linda autora no inicío de sua jornada e com o tempo nos tornamos irmãs-amigas e torço para que USM esteja muito em breve nas lojas, essa tortura é angustiante rs.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Go Home